Porque em jejum? Pois os estoques de glicogênio estarão baixos e a insulina controlada, um ambiente extremamente favorável para recrutar gordura como fonte primaria de energia. Exercícios aeróbicos em geral estimulam a liberação de GH e uma das condições orgânicas ideais para tal é a baixa glicose sanguínea. Além da ação anabólica, o GH é responsável pelo metabolismo e conversão das gorduras em fonte de energia, o que pode se manter por algumas horas.
Essa é a base fisiológica da aerobiose em jejum (AEJ), potencializando a queima de gorduras. E ao contrário do que muitos pensam, desde que realizada em intensidade moderada, de 30 a 45 minutos por dia, a aerobiose em jejum não estimula o catabolismo!!! Outro detalhe importante para se evitar a perda de proteínas, é o controle dos batimentos cardíacos, que devem ficar na faixa de 60 a 70% do seu máximo.
Muita calma nessa hora… uma intensidade mais forte pode levar o organismo a utilizar glicose, que já se encontra bem baixa, como fonte energética, estimulando a liberação de glucagon e cortisol. Sinal vermelho então, pois o glucagon quebra glicogênio hepático e lança glicose na circulação, enquanto o cortisol produz glicose a partir da degradação de proteína muscular. Nos dois casos haverá aumento de glicose circulante, o que inibe GH e não é o que se pretende… Então controle bem seus batimentos cardíacos!!! ⃰ Subtraia sua idade de 220. Esse valor é seu máximo, 100%. Você precisa ficar entre 60 e 70% disso. Para medir os batimentos, basta utilizar um monitor cardíaco ou aferir o pulso → conte seus batimentos por 15 segundos e multiplique por 4, para chegar ao total de 1 minuto. Dica da nutri: comece devagar, perceba seu corpo, fique atento à saúde em primeiro lugar!!! Faça inicialmente 10 minutos, depois 15 e assim vai até chegar aos 45 recomendados.
Nem todos se adaptam bem. Então, se está começando agora, leve contigo um SOS pra te socorrer caso tenha sintomas de hipoglicemia. E se de fato não se sentir bem, mude de estratégia, tente a aerobiose no pós treino de academia, ela terá ação semelhante. Fique atento ao que oferecer ao corpo antes do AEJ → água, a fim de evitar a quebra de proteínas e a desidratação. Um suplemento termogênico pode otimizar os resultados e cápsulas de BCAA são bem vindas.
E depois? Fontes de proteína biodisponível são essenciais, de preferência combinadas à vitamina C, mas é preciso esperar pelo menos 30 minutos. Ah, e nada de inventar outro exercício após AEJ, pois a energia que o corpo utiliza para repor essa prática, não ficará disponível em tempo suficiente para um bom desempenho em outras atividades e aí sim haverá importante perda de massa magra.