Não sei pra vocês, mas esse período da quarentena está sendo uma loucura pra mim aqui em casa!
Sempre tive muita dificuldade em lidar com a ociosidade; na verdade na verdade, nunca aceitei isso na minha vida… faz pouquíssimo tempo que tenho me dedicado ao ócio criativo, experimentando alguns de seus benefícios à mente e ao corpo. Só tem um detalhe, esse meu ócio criativo só combina com a natureza. Sendo assim, sou incapaz de mantê-lo aqui dentro de um apê petit de quem sempre morou sozinha.
Aí resolvi organizar um montão de coisas que estavam pendentes e tirar vários projetos do papel. Resumo: estou mais sem tempo do que nunca! E a minha alimentação ficou um pouco desregrada. Aliás, não tão bem planejada, seria melhor dizer.
Como acho que isso também pode estar acontecendo em alguns lares, até por conta da ausência de secretárias e governantas {não é o meu caso, sempre me virei; menos no atual momento rsrs} resolvi deixar dicas básicas para auxiliar a rotina home office/ kitchen 🙂
#Tips super importantes, porque se os itens mais saudáveis e funcionais nãos estiverem por perto, tipo MEGA disponíveis mesmo, na hora da fome ou da ansiedade vai qualquer coisa que pode não ser tão bem vinda.
- Peça delivery de feira ou daqueles sites legais de orgânicos.
- Deixe a lista de frutas bem farta, porque elas podem ser boas opções quando bater a vontade de beliscar algo doce.
- Invista também no #PersonalShopper para as comprinhas de mercearia e delicatessens; é simplesmente maravilhoso.
- Faça do freezer seu melhor amigo; congele o máximo de itens já higienizados e pré preparados que puder. Grãos, legumes, carnes e peixe, frutas, água de coco, ervas para chá etc etc etc
- Carpaccio! Tem que ter sempre! Pode ser o bovino, de salmão, de pupunha ou até o de Haddock. Abasteça o freezer com umas 4 ou 5 bandejinhas porque mais coringa que isso, não existe. É muito prático, gostoso e zerooo carb 🙂
- Outra… truta. Compre a truta congelada já limpa, em filés embalados individualmente. Na hora do almoço ou jantar é só tirar do congelador direto para frigideira bem quente com manteiga de ervas. Aí é só selar e servir com chip´s de batata doce.
- Ah nessa parte dos congelados, lembre-se das berries, porque ficam bem boas de comer direto assim… geladinhas. Sem falar no coco seco, que pode ficar no freezer em lascas como um SOS. Basta deixar 5 minutinhos à temperatura ambiente, jogar um pouco de canela ou passar uma camadinha de geleia de damasco e pronto, fica sensacional.
- Escolha um dia na semana ou uma tarde a cada 3 ou 4 dias para se dedicar à alquimia da cozinha. Pode não estar entre os melhores hobbies para muitos, mas garanto que algumas estratégias tipo uma boa música alta e uma taça de vinho, ajudam bastante, deixando essa função muito mais leve e agradável.
- Planeje quais as receitas serão as da vez e otimize o tempo, usando todas as bocas do fogão, deixando hortaliças de molho, tostando sementes e tal. Com tudo pré preparado e organizado, você será visita rápida à cozinha nos dias que se seguem e assim é possível mesmo economizar horas ao longo da semana.
- OVOSSS rs É preciso tê-los! Mexidos, cozidos, estalados, tipo poché, enfim, vão bem de qualquer maneira e completam uma pequena refeição se combinados com chá, sementes, castanhas, frutas ou mesmo um risotinho de quinua. Quer algo mais fácil e gostoso que ovos mexidos, uma taça com morangos e mirtilos e um copão de suco verde?!
- CO.GU.ME.LOS Compre um mix deles e refogue-os na wok em grande quantidade. Eu preparo eles inteiros mesmo pois acho mais prático do que ficar fatiando fino. Uso alho poró ou nirá pra deixar mais saboroso, mas dá pra fazer puro, só no azeite. Dura bem na geladeira por até 1 semana.
- Tenha por perto bons chás, que ajudam em absolutamente tudo! Quente ou gelado, um chazinho de frutas ou especiarias, pode manter a gente no foco ao longo da tarde, contribui com a hidratação e pode salvar {mesmooo} se alguma reunião atrasar ou se alguma consulta on.line for mais complicadinha e você não puder almoçar na hora prevista.
- Queijinhos DO BEM, são também uma boa. Deixe temperadinho com ervas e azeite de baixa acidez em pote de vidro na geladeira. E aí vá pegando aos poucos para acalmar a fome; os de ovelha e búfala são sempre as melhores opções. Queijos mais duros tipo grana padano e aqueles que chamo de VIVOS, camembert, gorgonzola e brie, também são ok Mas estes ultimos não precisam do azeite tá, já que naturalmente contêm uma boa porção de gordura.
- Presunto de parma; o verdadeiro. Vai bem de manhã, no meio da tarde ou pode fazer as vezes do almoço e do jantar {com uma boa salada verde} em dias mais corridos.
- Chocolate, SEMPRE! Não vou nem me estender nesse tópico rs | Acima de 75% tá ótimo. Cupulate {o chocolate de cupuaçu} é ainda melhor porque a amêndoa do cupuaçu tem infinitamente mais antioxidantes e nootrópicos que a de cacau.
- Castanhas orgânicas, snack de grão de bico, yogurt e pipoca {de milho ORGÂNICO, não transgênico} fecham minha listinha de guloseimas da quarentena.
- Quase esqueci de falar dos salgados protéicos. Eles vem em meus pedidos de lojinha natureba; são pré assados. Peço com massa de brócolis e/ou couve flor com linhaça e vou variando o recheio entre tilápia, queijo de cabra com tomate seco e salmão. Ficam prontos em 15 minutos. Praticidade nível master.
- Conservas valem também. Uso as de tomate pelatti, alcachofra, berinjela com alecrim, aspargos, tremoços, palmito e azeitona preta. Precisa ser orgânico; nesse caso faz toda a diferença.
- Ah, vidrinhos de tahine e molho pesto… certos na dispensa. Ótimos para aquele toque final de qualquer preparação; além de ser um “plus” de proteína {do queijo} e boa gordura {das nozes ou pinólis e do azeite de oliva}
- Sem falar no atum e na sardinha em lata que ajudam demais. Invista nos de pesca sustentável e captura ecológica. Há 2 ou 3 marcas desse tipo no mercado.
- Começar o dia mantendo o jejum {só pra quem já é CETO.adaptado viu} ou preparando um belo shake de proteína incrementado com cereal tipo quinua ou amaranto em flocos, é uma boa pedida.
- O almoço pode ser um BOWL caprichadinho nos vegetais e mais uma base de arroz negro, vermelho, lentilha, painço… daí é só acrescentar uma porção de atum ou tiras de filé| frango orgânico {que estejam prontos} jogar umas gotinhas de limão, salpicar gergelim, finalizar com azeite e pronto.
- Algumas receitas de forno tipo torta funcional, quiche, escondidinho, quibe e lasanha super funcionam. Dá pra fazer um refratário grande e assar 2 ou 3 receitas. Tenho várias aqui no site, todas deliciosas! Aí basta porcionar e congelar. Então é só tirar do freezer pela manhã e aquecer no microondas ou forninho; jogar um mix de folhas no prato e é isso!
- Agora, pra de noite, as sopas caem bem. Escolho 2 das minhas receitas, as mais completinhas {em termos de proteína, carbo e reguladores} e faço logo uma caçarola caprichada de cada. Congelo em vários potes de vidro. Na hora de servir, uso uns pistaches salpicados e dependendo da fome, recorro a uma porção dos cogumelos.
- Massa tipo instantânea, às vezes uso a noite também. As artesanais que peço na delicatessen ou sem glúten à base de ovos, espinafre, funghi secchi são as melhores. Tem ainda as de vegetais {abóbora, cenoura, baroa} que ocasionalmente compro no hortifruti. Ficam prontas em um instante e só complemento com molho vermelho ou franguinho desfiado que deixo congelado ao curry; finalizo com alguma erva fresca tipo orégano ou manjericão e voilà.
- Sexta e sábado tá rolando Happy Hour rs com frios, frutas frescas e secas e toasts de sementes. É preciso e super bem vindo; ACREDITEM!
Bom, acho que é isso. Seguimos. Que estejamos BEM!