O Princípio do Efeito Inverso descrito por Arndt Schutz, também denominado Lei Biológica Básica, estabelece que ´estímulos fracos provocam a atividade vital; estímulos médios aumentam a atividade vital; estímulos fortes detêm a atividade vital e estímulos muito fortes destroem a atividade vital.
Vocês já ouviram falar dele?
Quase ninguém conhece mas é algo que norteia minha vida profissional há anos. É algo que faz muito sentido não só na teoria mas especialmente na vida de consultório; na conduta terapêutica.
E o que isso tem a ver com JEJUM?
O jejum, organica e metabolicamente, se comporta como um estímulo forte para muitas pessoas; e para muitas outras, um estímulo muito forte. E é exatamente em função dessa interpretação clínica, desse diagnóstico, desse senso, que eu não o recomendo a alguns dos meus pacientes; inicialmente, eu o contra indico inclusive.
Obviamente tudo é questão de tempo de acompanhamento.. de evolução do orquestramento biológico. Mas de certo, como estratégia inicial de otimização da composição corporal, o jejum não está ali muito presente em meu dia a dia de atendimentos.
O jejum terapêutico enquanto hábito de saúde; não só para o emagrecimento, mas especialmente para imunomodulação e remoção de células senescentes é incrivelmente eficiente quando proposto no momento certo!
A imensa maioria das pessoas que chegam a mim, chegam com alterações mitocondriais consideráveis e justamente por isso NÃO CONSEGUEM PRODUZIR ENERGIA DE UMA FORMA SAUDÁVEL
Inúmeros são os motivos; e eles geralmente se somam. Stress crônico, ´unbalance de hormônios tireoidianos, alterações gastrointestinais, exposição à poluentes e metais pesados {sem a detoxificação em paralelo} má nutrição CELULAR e inflamação de baixo grau, são os motivos mais comuns.
Tais fatores, mais cedo ou mais tarde, levam à LESÃO MITOCONDRIAL que por sua vez {se não receber a terapêutica no ´time} repercute em adaptações biológicas importantes e faz com que o organismo funcione no modo SOBREVIVÊNCIA. O que acontece é a expressão de uma resposta defensiva do organismo contra as homotoxinas endógenas e as exógenas, ou o resultado de danos tóxicos que o organismo tenta compensar, com a finalidade de restabelecer, dentro do possível, a homeostase {um mínimo ali de equilíbrio funcional}
É preciso então corrigir essa eficiência mitocondrial para resgatar a saúde PLENA como objetivo essencial. E como objetivo secundário, deixar o indivíduo apto às diferentes práticas de jejum.
Eficiência mitocondrial significa que haverá pronta geração de energia a partir de gordura, na via da beta oxidação, que é a via mais LIMPA, saudável e eficiente.
Pacientes com ineficiência mitocondrial têm a geração de energia somente pela via glicolítica; a partir de carboidratos. Aqui a glicose é a fonte primordial, retroalimentando um ciclo de mitocôndrias totalmente acomodadas e disfuncionais.
Corrigir isso.. fazer com que as mitocôndrias possam produzir energia a partir tão somente das gorduras, através da via IDEAL eu diria que não é difícil, mas não é rápido!
É preciso entender muuiiito.. é preciso entender PROFUNDAMENTE de fisiologia e de bioquímica {um pouco também de imunologia} e as integrar à patologia humoral de Hipócrates; à patologia solidária de Giorgio Baglivi; à patologia celular de Rudolf Virchow; e à patologia molecular de H. Schade e P. Grawitz.
Só assim é possível identificar qual é a via de lesão de base das mitocôndrias e a partir daí reverter o processo. É preciso entender o meio que levou à lesão mitocondrial e cuidar dele.. a lesão se deu {ou está se dando} por stress crônico.. por ´unbalance de hormônios tireoidianos, por alterações gastrointestinais, por exposição à poluentes e metais pesados, por má nutrição celular e ou inflamação de baixo grau?
Normalmente um destes aspectos se sobressai, e precisa de maior atenção. Mas posso dizer veementemente que é necessário cuidar um pouco de cada um.
E justamente por isso, não há como eleger um BIO.ativo específico.. tipo ´o booster mitocondrial
{calma.. se você estiver usando um otimizador mitocondrial, mal não vai fazer.. concordo que não vai atrapalhar, mas também não irá ajudar.. será um gasto desnecessário}
O que eu proponho de terapia celular {e é o que faz sentido.. o que traz BONS resultados} é o suporte Ortomolecular individualizado, como faço desde sempre em minha prática clínica! {aqui, um investimento certeiro}
Enquanto vou tratando a lesão mitocondrial na base, posso MIMETIZAR o JEJUM; assim costumo fazer. Oferecendo uma bom aporte de antioxidantes e fitoquímicos como a spermidina, o bhb, o green select phytosome, o grape seed extract; entre outros. Desta maneira consigo induzir a cetose {reduzindo a degradação de proteínas} e otimizar a geração de energia FÍSICA e MENTAL até resgatar completamente as vias orgânicas próprias.
O tratamento direcionado à correção da lesão mitocondrial é condição ´sine qua non para a vitalidade positiva, porque aí SIM o organismo será capaz de gerar energia de qualidade.. gerar energia que seja prontamente utilizável.
Nosso corpo é muito eficiente quando está saudável.. e muito INEFICIENTE quando não está!
Nosso organismo é super capaz de fazer muita, mas muita coisa mesmo, com o substrato energético certo {gordura essencialmente}
Agora, se ele está acostumado {mimado} a viver de glicose, vai continuar no ´modus operandi de sobrevivência.
Um parênteses para o termo que usei agora substrato certo: se tivermos os BIO.ativos prescritos com acurácia; se tivermos as gorduras calculadas com rigor; se tivermos o ajuste perfeito dos carboidratos e a oferta deles respeitando as janelas de oportunidade da secreção de insulina; se tivermos o equilíbrio dinâmico dos eletrólitos e oligoelementos; se tivermos os aminoácidos essenciais precisos, numa combinação adequada I em SINERGIA.. pronto; teremos a otimização das funções estruturais orgânicas.
Se isso não acontece, o corpo não produz energia. E um corpo que não produz energia, ele pede comida! E ele vai pedir sempre; cada vez mais.
Ele não entende que o organismo não está produzindo energia por conta de lesão mitocondrial.. vai achar sempre que está faltando substrato energético.. e vem aquela sensação de FOME
Pra finalizar.. guardem isso: a lesão mitocondrial; a alteração do metabolismo mitocondrial é incompatível com a vida na natureza! No nosso mundo de hoje, acaba sendo um meio de sobrevivência. As pessoas estão por aí sobrevivendo; perdendo o colorido da vida; deixando de alcançar a plenitude.. e isso é tão, mas tão triste.
E só um desabafo: é absurdo e lamentável o nível de desconhecimento dos profissionais de saúde badalados que temos hoje.. badalados eles são, mas INTELIGENTES e SÁBIOS.. ;(
O quanto de pacientes eu recebo tão bagunçados por dentro.. desorganizados, desorquestrados.. é algo assim extraordinário e inconcebível.