Como cosmético ancestral, a argila é uma das minhas queridinhas no cuidado diário com a pele. Muitas vezes combino com outros bioativos da #Ortomolecular a cada fase do tratamento nutricosmético. Muitas outras tantas, uso a argila orgânica pura e simples {sabonete em barra ou máscara facial}
Resolvi falar delas aqui já que as propriedades são incríveis e não há nenhum tipo de side effect; todos podem desfrutar de suas maravilhas.
Os minerais de argila se formam durante longos períodos de tempo devido à lenta degradação física das rochas. Então, os elementos de cada uma são específicos do local de origem; inclusive os benefícios. Cada argila é única mas todas elas têm alta capacidade de absorção de toxinas na pele, com efeito anti pollution´. São ricas em oligoelementos {elementos químicos inorgânicos necessários em pequenas quantidades e que desempenham diversas funções em vias enzimáticas, bioquímicas e metabólicas no organismo}
Nossa vitalidade depende dos #Oligoelementos
A argila negra é a mais nobre. Conhecida como lama negra ou lama vulcânica é riquíssima em importantes minerais, tais como: óxido de silício, titânio e óxido de alumínio, sendo excelente para regenerar a pele. Além disso, ativa a circulação sanguínea e atua na redução de manchas e linhas de expressão. É ótima para uniformizar o tom da pele, tratando manchas de sol e ainda aquelas causadas por alterações hormonais. Como máscara facial, auxilia no tratamento da acne e como máscara corporal, promove desintoxicação, principalmente em peles oleosas. Possui também, alta concentração de magnésio, que fixa íons de potássio e cálcio para manutenção do gel celular; essencial à síntese de colágeno! Seu conteúdo em ferro promove ação cicatrizante, reconstituindo os diversos tecidos e inibindo o desenvolvimento de bactérias que podem provocar acne.
Recomendo usar a máscara de 15 em 15 dias e o sabonete em barra 3 vezes na semana, para lavar o rosto antes do dormir. Bastam 3 ou 4 movimentos circulares em cada área do rosto e um bom enxague após. No caso da máscara facial, sou um pouco mais fresca; gosto de antes, ativar as propriedades com a solarização rs meia horinha no sol de qualquer horário é o suficiente para depois aproveitar a argila em sua potencialidade. O preparo deve ser em bowl de cerâmica ou vidro, com água filtrada. Quando tenho mais tempo, uso também chá de calêndula ou camomila, hidrolato de patchouli ou lavanda, ou mesmo gel de aloe vera; a depender do meu humor! Se preparo só na água mesmo, incremento com algumas gotinhas de óleo essencial {lavanda ou gerânio} assim otimizo o auto cuidado, pela aromoterapia.
É preciso estar atento se as marcas que comercializam argila fazem uma extração correta e pura. Infelizmente, o solo de hoje tão contaminado, pode interferir no resultado final do tratamento nutricosmético. Minha sugestão é evitar argila a granel que não tenha a fonte de extração. O melhor é optar por marcas com certificação.
#VibeThaisBranquinho #BemViver #SelfCare