Cosmetologia Orto.Biomolecular

Desde sempre, as tendências na Medicina Ortomolecular & Nutrição Funcional voltam-se aos potenciais efeitos de determinados compostos bioativos em neutralizar o stress oxidativo, equilibrando as vias sistêmicas envolvidas no anti anging´.

Posso dizer que ótimos estudos in vitro e in vivo na aplicabilidade de probióticos tópicos, junto à classes especiais e otimizadas de vitaminas, minerais e oligoelementos, têm elevado a ciência nutricosmética a um nível de considerável respeito pelos dermatologistas da medicina tradicional.

O crescente interesse da indústria cosmética e magistral na pesquisa de BIO ativos, ou seja, aqueles de abordagem não invasiva {bem diferentes em todos os sentidos dos peelings químicos, lasers, injeções com fármacos para preenchimento etc} acompanha as aspirações dos mais conscientes {como eu e os meus} em relação à saudabilidade.

Essa área da minha prática clínica, a Cosmetologia Orto.Biomolecular, visa resgatar a harmonia estética corrigindo as dissonâncias orgânicas causadas pela alta exposição à radiação UVA, UVB e luz visível, bem como aos metais pesados e poluentes ambientais; e ainda, à utilização ineficiente de oxigênio na epiderme, que altera a ecoflora da hipoderme.

Trabalhar com a proteção do DNA from Inside Out´ me encanta!

Para isso é necessário entender com detalhes o metabolismo de esfingomielinases, ácido hialurônico, peptidoglicanos, ácido lipoteicoico e suas ações na “função barreira” e no sistema imunológico da derme; vias nas quais a aplicação dos probióticos tópicos se faz essencial.

Os probióticos tópicos consistem em lisados de microrganismos como o Saccharomyces cerevisiae e alguns tipos de lactobacillus, isolados ou combinados a betafruto.oligossacarídeo e alfagluco.oligossacarídeo com ação pré e probiótica para estimular e reconstituir a ecoflora cutânea. Eles aumentam a isotropia e reduzem microfissuras no ecossistema desbalanceado. Secretam peptídeos antimicrobianos {catelecidinas e β – defensina} capazes de inibir o crescimento de algumas bactérias patogênicas; inibindo também a invasão de vários patógenos dérmicos oportunistas.

Estimulando os mecanismos de defesa natural da pele, tais lisados biológicos potencializam a capacidade antioxidante endógena e reduzem mediadores inflamatórios, por ação direta na cascata inflamatória, tanto em processos agudos quanto crônicos.

Eles também mime­tizam a ação dos GAGs {glicosaminoglicanos} mantendo os níveis de TGF.2 {fator de crescimento da matriz extra celular} e estimulando a síntese de colágeno. Restabelecendo tais fibras, bem como as de elastina; podem a curto prazo e de forma eficiente, regenerar a epiderme.

Além dos probióticos tópicos, utilizo alguns outros ativos, caso a caso. Em sinergia, eles formam um escudo biomimético que purifica e protege a pele exposta à poluição. O mais promissor deles é a Niacinamida PC; uma fração molecular otimizada da vitamina B3 que neutraliza a formação excessiva de espécies reativas de oxigênio {EROS – os famosos radicais livres} pela onipresente #BlueLight

Por esse motivo e por ativar Nrf2 {nuclear factor erythroid 2 related factor 2; o regulador mestre da resposta antioxidante no organismo} inibir o NF kβ {fator de transcrição envolvido na expressão de diversos genes ligados à resposta inflamatória} aumentar a concentração nuclear de glutationa {antioxidante hidrossolúvel mais importante nos sistemas biológicos} dentre outras vias epigenéticas, a Niacinamida PC tem boa ação quimiopreventiva.

Seu efeito de blindar a pigmentação excessiva e sua eficácia no reparo de fotolesões, a tornam estratégia assertiva no tratamento de melasmas e também da acne clássica, apresentando farmacocinética e farmacodinâmica semelhante à clindamicina, porém sem os side effects´ próprios do antibiótico.

Não bastasse, possui ação anti pollution´ específica ao arsênio, com alta capacidade de quelação para esse metal tóxico, frequentemente presente na água que utilizamos para higiene pessoal ou mesmo para ingestão {se não tivermos um bom filtro alcalinizante | ozonizador}

As propriedades antioxidantes e imunomodulatórias da Cosmetologia Orto.Biomolecular, garantidas pela sinergia entre os probióticos tópicos e a Niacinamida PC dão fluidez aos processos de retexturização cutânea natural, proporcionando a uniformização, redução das linhas finas de expressão, melhora da hidratação, maciez e elasticidade. São imprescindíveis à modulação tanto dos danos ao DNA {e consequentemente às proteínas estruturais e lipídeos essenciais} quanto do stress oxidativo incitado pela exposição aos xenobióticos e radiação {reduzindo as CPD photolesions; % epidermal Cyclobutane Pyrimidine Dimer}

A saúde da pele, beleza e radiância, são então restituídas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *