Cranberry

O cranberry é uma pequena planta verde com flores cor-de-rosa escuras, que cresce em bosques úmidos e nas montanhas florestais do Tennessee ao Alasca e as flores se desenvolvem da primavera até o fim do verão. Foi documentado primeiramente na América do Norte em 1621 pelos peregrinos. Marinheiros da Nova Inglaterra costumavam comer Cranberries para evitar o escorbuto, uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Em meados de 1800 os químicos alemães descobriram que a urina daqueles que comeram cranberries apresentava um composto bacteriostático, que paralisa a ação bacteriana. Hoje, o suco do cranberry é um remédio caseiro comum usado para impedir as infecções bacterianas do trato urinário.
Embora o suco do cranberry tenha se tornado importante para a saúde hepática e particularmente no tratamento das infecções do trato urinário, estudos mais recentes mostram que poderia ajudar também à saúde do coração, melhorando os níveis de colesterol.

 

MECANISMO DE AÇÃO
O cranberry inibe a adesão das bactérias (freqüentemente E. coli) ao trato urinário devido a um polímero contido na planta. Isto permite que as bactérias sejam eliminadas. O ácido benzóico presente nos frutos trabalha como um preservativo natural. A frutinha tem sido usada para prevenir cálculo renal e sangramento da bexiga assim como para remover toxinas do sangue. Ela é eficiente para impedir não somente infecções do trato urinário, mas também eliminar os odores associados à incontinência.
Um estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controlado de 153 mulheres idosas (idade média, 78,5 anos) investigou a eficácia no consumo de 300ml por dia de uma bebida padrão de cranberry, contra bactérias e piúria. Mostrou que, entre as mulheres que tiveram a infecção, em um mês utilizando a bebida, a probabilidade de ter a infecção no mês seguinte era somente de 27% em relação ao grupo controle. Todos os grupos experimentais-controle reduziram o risco na incidência de infecção urinária em 42%.
Esse resultado costuma ser atribuído às características anti-sépticas da pequenina fruta: por elevar a acidez da urina, ela dificulta a proliferação bacteriana, a grande vilã das infecções urinárias. Mas a ação do cranberry vai além. O segredo está em uma substância chamada antocianidina, que possui características antiaderentes, impedindo que os microorganismos patogênicos se fixem nas paredes da bexiga e da uretra, afastando a possibilidade de eles se multiplicarem.

 

OUTROS BENEFÍCIOS
Outras duas propriedades medicinais do cranberry vêm merecendo atenção… A fruta é rica em flavonóides, uma substância antioxidante que freia as células cancerosas. Na Universidade de Western Ontario, nos Estados Unidos, estudos demonstraram que o consumo de subprodutos da fruta pode inibir tumores de mama em animais. Já uma pesquisa inglesa constatou que o poder antioxidante do cranberry também é capaz de despencar os níveis do mau colesterol no sangue, sendo mais um instrumento para prevenir doenças como a aterosclerose.
Então invista nesta berry… Eu amoooo e super recomendo; além de deliciosa, é versátil, podendo ser desfrutada a qualquer momento do dia. Mas cuidado ao comprar, pois como no Brasil é bem difícil encontrá-la fresca, algumas marcas {ou mesmo lojas de produtos à granel} utilizam açúcar como meio de preservar os frutos; o ideal é comprar as frutinhas desidratadas sem conservantes e embaladas à vácuo.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *