Super Agers’ termo criado pelo neurologista Marsel Mesulam {diretor do Centro de Neurologia Cognitiva na Feinberg School of Medicine, Chicago} referindo-se ao envelhecimento mega saudável, com manutenção quase que 100% da função cognitiva! SIM, É POSSÍVEL.
Mas é preciso dedicação, empenho, disciplina e genuína vontade de preservar a neuroplasticidade e a total capacidade do cérebro em remodelar-se. Para alcançar o status de Super Ager’ e viver plenamente deixo minhas #tips, algumas delas preconizadas também pelo Dr. Mesulam.
- Otimizar a alimentação no dia a dia, com boas fontes de antioxidantes, ômegas e fitoquímicos.
- Usar #nootropicos através da Ortomolecular.
- Quelar metais tóxicos com bioativos específicos para eliminá-los do organismo {isso, os poluentes que se bioaculam, levam ao desequilíbrio bioquímico das proteínas TAU e beta amiloides, dentre outras}
- Buscar atividades desafiadoras a cada período {como dominar um instrumento musical, aprender esloveno, começar aqueeeele curso de geopolítica ou finanças}
- Saber acalmar os pensamentos para um bom sono e consequentemente desfrutar de uma boa síntese hormonal e de neurotransmissores.
- Estabelecer bons vínculos emocionais.
- Cuidar da dignidade psicossomática.
- Transcender.
- Mudar a estrutura do raciocínio, estabelecendo novas diretrizes.
- Eliminar reflexos condicionados.
- Estar sempre com o corpo em movimento.
Enfim, manter o ‘esforço físico e mental para preservar o tecido cerebral ESPESSO em determinadas regiões do córtex.
VIVER.. não é fácil, mesmooo!
Mas é incrível e vale muito a pena!