✔Escolha as exceções com sabedoria rs
É claro que em viagem de férias, sempre tem exceção à nossa alimentação rotineira, até porque é um momento de desligar um pouco a mente de tudo aquilo que no dia a dia é bem planejado. Mas isso não significa comer tudoooo o que pintar pela frente. Para quem tem um estilo de vida DO BEM, as más escolhas podem até prejudicar os dias de folga, pois o organismo não está acostumado com qualquer alimento né.. aí vem a sensação de empachamento, a má digestão e a falta de energia, sem nem entrar no mérito das infecções e/ ou alergias. Não vale a pena, mesmo! Os inteligentes ☺ vão trabalhar com o equilíbrio rs A autoconsciência deve entrar em jogo e as preferências devem ser elencadas. Tipo: eu não consigo ficar sem o vinho, bons queijos e chocolate; então vou abrindo mão do que não me apetece, como pães e massas. É importante entender o que de fato é fundamental pra você e se na hora do “algo diferente”, a vontade é genuína. Assim, com um mix de boas escolhas e excessos pontuais, vamos curtindo os dias e a cultura local sem comprometer a saúde e o #Shape

✔Tenha um café da manhã inteligente!
Buffet de hotel é sempre muito farto e atrativo; fato. Mas pense bem antes de pegar todos os tipos de bolinhos, croissants e granolas açucaradas. Boas escolhas nesse momento serão determinantes para a sensação de fome ou apetite, bem como o nível de disposição para as aventuras programadas do dia! O melhor está na parte de proteínas, sem dúvida: ovos mexidos, frios, sementes e nut’s, omeletes e iogurte. Ah frutas frescas tudo bem também. Se a refeição que você mais curte na vida é o café da manhã {não é o meu caso} escolha dois ou três dias para aproveitar mesmo o buffet, sem muitas regras ?? O que prejudica é tomar um café de rainha em todos os dias da viagem.

✔Equilibre as refeições…
Se o almoço foi um tanto quanto pesado, pegue leve no jantar. Se o jantar não caiu bem, use chás e hidrata-se bem na manhã seguinte. Se a sorveteria, browneria ou a melhor das melhores “cheesecake factories” surgiu no meio do caminho rs faça escolhas mais saudáveis nas próximas refeições.

✔Não dê tanta atenção aos lanchinhos!
No dia a dia de trabalho acabamos por estipular lanches intermediários que contribuam na função cognitiva, no alívio da tensão etc mas gente, em viagem, corta essa, o objetivo é totalmente outro… aproveitar ao máximo as novidades do lugar, dar um UP na social, botar o corpo em movimento de uma forma divertida; é isso que importa. Ninguém vai ter deficiência de vitaminas/ minerais ou queda de rendimento mental só porque não parou no meio da tarde para fazer um lanche ok. Ocupe-se! Comer menos vezes ao dia pode ser muito bom!

✔Segure a onda com as entradinhas…
Putz, é o que a galera mais come sem pensar! Opção boa não falta, basta pedir a coisa certa: carpaccio, ceviche, tábua de queijos, tartar, iscas de filé, espetinhos de frango ou caprese, azeitonas, tremoços etc Tudo isso é bem gostoso; deixe pra lá o pão e as torradas com pastinha.

✔Coloque o corpo em movimento!
Leve roupas confortáveis e tênis para encaixar uma boa caminhada, aquele pedal ou mesmo uma malhaçãozinha {para quem gosta não será sacrifício e todo hotel tem um salão com aparelhos, ainda que básicos} Daí é só organizar o horário para não atrapalhar nenhum passeio e pronto! O dia que não der, não deu… SEM PARANÓIA! Ahhh quem viaja com crianças já tá com o exercício garantido, porque não é moleza não dar conta de acompanhar a energia toda da garotada.

✔Não deixe de lado os alimentos frescos! Eles saciam, nutrem e fazem uma limpeza geral no organismo, minimizando algum possível efeito deletério de refeições mais carregada em gordura e/ ou carboidrato. Ainda que não provenientes de cultivo orgânico, as frutas, hortaliças e vegetais devem aparecer pelo menos duas vezes ao dia.

✔Tenha um chocolate por perto rs
Taí algo que pode salvar se bater uma fominha fora de hora e vai fazer até muito bem, perfazendo nosso POOL DE ANTIOXIDANTES orgânicos. Só pra lembrar: os que têm maior concentração de cacau são sempre os melhores.

✔Aprecie a comida local!
Passar vontade não é a melhor opção… só vai fazer você descompensar, e feio, em algum outro momento. Mas também, comer por comer, só porque é a “gastronomia da região” e tal, não acho que seja vantajoso. Se tiver mesmo a fim, ok, experimente e dependendo da qualidade, controle a quantidade. Caso contrário, simplesmente deixe pra lá!

✔Organize a bebida…
Se a bebida alcóolica vai estar presente inevitavelmente, procure equilibrar! Estabeleça uma dose limite a cada dia e procure cumprir ?? cuidando sempre da hidratação.

O equilíbrio traz liberdade 🙂