Vida LONGA & SAUDÁVEL

 

Vida LONGA & SAUDÁVEL… sempre foi a maior aspiração da humanidade; o que hoje é perfeitamente alcançável! Na verdade, a qualidade e a duração de nossas vidas depende {na maior parte dos casos} da eficácia das intervenções de manutenção as quais somos capazes de ativar em nosso sistema psicofísico.

No último século assistimos a uma aceleração vertiginosa na área médica & científica… uma verdadeira revolução! Os progressos da biotecnologia, biologia molecular, genômica, nutrigenética, nanotecnologia, dentre outras, permitiram superar aquele arraigado conceito de doença, que se ocupava somente da recuperação dos danos sinalizados na fase de diagnóstico tardio.

A possibilidade de penetrarmos nas células e descobrirmos aquelas alterações mínimas que, com o passar dos anos podem se transformar em importantes desequilíbrios orgânicos e metabólico, nos permite hoje, ativar mecanismos preventivos muito antes que apareçam os sintomas. E assim seguimos na ARTE DA PREVENÇÃO!

A medicina preventiva molecular já não é mais uma utopia; é sim uma realidade presente em meu dia a dia! Um instrumento indispensável a nossa saúde psicofísica.

 

A análise do DNA em novas abordagens ÔMICAS {proteômica| metabolômica| transcriptômica| redoxômica} possibilita a desconstrução do dogma central da era Mendel {o pai da genética} “Once information has got into a protein it can’t get out again.”

… ponto fulcral na compreensão do quão importante é para mim, conhecer o que está escrito no DNA e utilizando as estratégias da Medicina Integrativa junto a Nutrição Funcional & Ortomolecular atuar na epigenética – maneira como um gene é “ligado” ou “desligado”; ou seja, como ele é expressado.

A análise lipidômica {LIPIDOMIC PROFILE} me reflete a composição em ômegas e ácidos graxos da MEMBRANA CELULAR, me proporcionando ampla e adequada visão do estado de saúde molecular.

O perfeito equilíbrio entre as diversas classes de lipídios {MUFA| PUFA| SFA} é associado a correção do estado inflamatório “silencioso” do organismo, potencializando o bem estar físico e psicológico.

A manutenção e/ou recuperação da composição fisiológica dos fosfolipídios da membrana tem a vantagem de manter a homeostase, com a redução da transcrição de citocinas pro inflamatórias, o que é de grande valia no gerenciamento de desordens cardiovasculares, auto-imunes, endocrino e neurológicas, bem como na oncologia.

O resultado do exame em minha prática clínica é a ferramenta ideal para traçar novas estratégias de acompanhamento no caminho da Vitalidade Positiva com bases na #MedicinaIntegrativa.