Manuka Honey

…encanta, adoça, surpreende e cura!

O Manuka Honey é um tipo de mel nativo da Nova Zelândia, riquíssimo em propriedades funcionais. É produzido por abelhas que polinizam as flores do gênero Leptospermum scopariu e vence muitas das “Super Foods” da moda em se tratando de potencial antioxidante. É divino para uso em receitinhas naturebas, para incrementar frutas e shakes nos lanches ou só para deixar o chá da noite com um dulçor especial.

Devido à grande concentração de methylglyoxal, o mel de Manuka tem poderosa ação antibacteriana, anti-inflamatória e antiviral, apresentando efeitos positivos em muitas questões clínicas que resolvi compartilhar rapidamente aqui…

Os compostos ativos desse tipo de mel são importantíssimos à saúde bucal, pois combatem de forma efetiva as bactérias {especialmente P. gingivalis e A. actinomycetemcomitans} responsáveis pela formação de placas, inflamação da gengiva e pela origem de algumas doenças periodontais. Gomas à base de Manuka Honey são encontradas com facilidade em muitos países nos quais a ciência da Nutrição Funcional |Medicina Integrativa é mais difundida e valorizada.

Para as afecções de garganta ele é também muito benéfico, reduzindo a tosse e o foco inflamatório. Pacientes com câncer de garganta e esôfago submetidos à quimio ou radioterapia, podem usar o mel de Hanuka para reduzir as agressões à mucosa e assim reduzir a incidência de mucosite {efeito colateral bastante incômodo no tratamento de alguns tipos de câncer}

Úlceras gástricas causadas por H. pylori podem ser amenizadas com o uso inteligente do Manuka Honey, que então é capaz de melhorar os enjôos, a clássica sensação de queimação, modulando também o processo digestivo como um todo.

O incrível potencial antioxidante desse mel da Nova Zelândia vem surpreendendo no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII) e Retocolite Ulcerativa (RU). Por aumentar a concentração local {na mucosa} de glutationa e SOD {os dois melhores antioxidantes orgânicos} o Manuka Honey reduz os focos inflamatórios e regulariza a função intestinal, reduzindo também a dor abdominal.

Em se tratando de infecções respiratórias, de alta incidência atualmente, o mel de Manuka é bem vindo para alívio dos sintomas e combate ao Pseudomonas aeruginosa e Burkholderia spp. melhorando a respiração e amenizando a irritação das vias.

Essa iguaria é também um bom caminho na prevenção e tratamento da acne, se mostrando efetiva tanto no uso oral quanto no uso tópico {como ativo essencial para manipulação de sabonete, gel ou loção dermatológica} Além da importante ação bactericida, reduz, de forma rápida, a inflamação. É claro que muitos casos de acne tem como origem uma inadequada ingestão de micronutrientes e oligoelementos ou mesmo um desequilíbrio hormonal, e para estes casos, minha conduta será outra…

Como se não bastasse, há ainda mais uma propriedade benéfica no Manuka Honey, a energética! Ele fornece energia de forma rápida e eficiente, ajudando no melhor desempenho durante os exercícios, especialmente aqueles de maior intensidade. Se for de longa duração, recomendo que o mel seja combinado com alimentos fontes de gorduras do bem, zinco e fibras.

O “mel dos Deuses” como também é conhecido o Manuka Honey, apesar de tantos benefícios, tem considerável potencial alérgico, além de não ser bem tolerado em certas condições fisiológicas e até mesmo contra indicado em alguns casos, como por exemplo para crianças; por isso requer orientação de consumo individualizada. A inclusão do mel no dia a dia em horários e quantidade adequada faz toda a diferença no alcance da #VitalidadePositiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *