Muito parecidas com as já badaladas sementes de chia, as Basil Seeds são pouco conhecidas e utilizadas no Brasil.
Elas são bem comuns na tradicional medicina Oriental, especialmente na Ayurveda com inúmeros benefícios à saúde e ultimamente suas propriedades vem se disseminando na cultura Ocidental.
As sementinhas da Ocimum basilicum são visualmente semelhantes às de chia, no tamanho e na crocância, mas são bem mais escuras, quase negras. Em relação às propriedades sensoriais, também têm a característica de formar um gel quando em contato com a água ou outro meio liquido, assim como a chia.
Elas são utilizadas em muitos drinks em países Asiáticos, com intuito de deixá-los mais atrativos e um tanto quanto diferente dos tradicionais, podem até ser classificados como drinks funcionais, tendo em vista os muitos benefícios dessas sementinhas ao organismo.
Alcalinizam, têm propriedades anti oxidantes, anti fúngicas e anti cancerígenas. Pouquíssimos são os artigos científicos publicados até então sobre elas, mas já, muito promissores.
Além de serem importantes como coadjuvantes no controle e prevenção do diabetes tipo II, elas apresentam muitos benefícios ao sistema digestivo. As fibras presentes nas sementes do manjericão têm potencial de estimular a função intestinal, melhorando a digestão e evitando a formação excessiva de gases e sensação de empachamento.
Como formam um gel no estômago e em parte também no intestino delgado, elas levam à saciedade precoce e assim ajudam no processo de emagrecimento, deixando longe os quilinhos extras que podem vir daquela vontade louca de comer um pouco mais ou repetir a sobremesa.
Pelo alto teor de fibras, tanto solúveis como insolúveis, elas trazem benefícios àqueles que têm taxas mais elevadas de colesterol total e LDL colesterol, sendo muito bem vindas logo na primeira refeição do dia, para que possam fazer o transporte reverso dessas gorduras.
A presença de Ômegas 3, 6 e 9 potencializa suas ações à nível de Sistema Nervoso Central, ajudando a reduzir o stress e as dores de cabeça por ele causadas. São capazes de modular neurotransmissores como a dopamina e serotonina, melhorando consideravelmente quadros clínicos de angústia e depressão.
O potencial anti fungico também faz dessas poderosas sementinhas uma boa solução pra as mulheres que apresentam candidíase vaginal recorrente, sendo também coadjuvantes no tratamento de infecções do trato gênito urinário.
Como toda e qualquer semente, as de manjericão têm alta densidade nutricional, concentrando bioativos, aminoácidos, antioxidantes e ácidos graxos essenciais. Além disso, por auxiliarem na prevenção e no tratamento de algumas doenças crônicas, podem ser classificadas como a mais nova “Super Food”.
Em relação à composição em macronutrientes, as sementes de chia apresentam um pouco mais de gorduras e proteínas, sendo as de manjericão uma fonte mais rápida de energia, pelo maior teor de carboidratos complexos, que exercem importantes funções fisiológicas.
-
Como incluir as sementinhas de manjericão no dia a dia?