A Nutrição Funcional com bases na Ortomolecular é FUNDAMENTAL em minha prática clínica no contexto da Medicina Integrativa para o cuidado oncológico. Os diferentes Bio.ativos podem atuar nas seguintes vias:

  • Inibindo a carcinogênese, com ação protetora para redução na incidência das mutações no DNA {p.ex. as epicatequinas para CA de próstata e pulmão; o brocolinol e indol 3.carbinol para CA de mama e ovário e a vit.D para a melhora da excreção de substâncias oncogênicas no fígado} Esses Bio.ativos também ajudam a evitar a recidiva de uma neoplasia já tratada.
  • Modulando os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais e ou quimioterápicos {p.ex. o Ginger Extract que é um potente antiemético e o extrato de astragalus que reduz a imunodeficiência}
  • Otimizando os resultados do tratamento {p.ex. o curcumin C3 que potencializa o efeito de quimioterápicos no caso de câncer cerebral}

As infinitas possibilidades de suplementação #AntiCâncer potencializam a eficácia dos tratamentos convencionais e auxiliam na recuperação dos efeitos colaterais da quimio e radioterapia. Os resultados são incríveis!

É imprescindível conhecer o protocolo de quimioterapia usado, caso a caso {aqui entra a multidisciplinaridade} para promover a interação medicamentosa de forma positiva, evitando as interações negativas. A prescrição de antioxidantes {tão em voga atualmente} PRE.CI.SA ser evitada durante os tratamentos pró-oxidativos como a radioterapia!

Determinando a atividade dos Bio.ativos na ativação e desativação de genes, a #Nutrigenômica me permite um melhor embasamento e compreensão dos mecanismos bioquímicos de atuação destes. Essas minhas prescrições {alinhadas às orientações dietoterápicas} não substituem o tratamento convencional; mas como disse antes, potencializam sua eficácia!

#Oncology #IntegrativeOncology #OncologyNutrition #MyWay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *