CLAREZA das circunstâncias! 💭
•
As emoções são REAIS, mas não são a REALIDADE.
•
Elas são o “como nos sentimos” e nada tem a ver com a objetividade da realidade!
•
Valide.as| Entenda.as
Mas não as tome como realidade, NUNCA. Porque elas não a são obrigatoriamente… já que cada um de nós tem uma perspectiva muito limitada do mundo como ele é.
#QuarantineFeelings
E como nem gosto de filosofar rs vou aproveitar o site para registar minhas considerações pormenorizadas sobre a EMOÇÃO. Lá no Insta fui bem sucinta {texto acima}
Emoção
… é a mensagem criptografada {sim; já que ela precisa de um certo estudo} do nosso corpo para o nosso cérebro. É literalmente o resumo que o corpo faz dos pensamentos e das vivências e experiências para o cérebro, classificando-as positiva ou negativamente.
Entender a própria emoção é entender como bem usar um dos mais importantes recursos para a integração CORPO.MENTE e assim alcançar e MANTER o equilíbrio.
Reconhecer o que se sente; nomear o que se sente; validar o que se sente… é o caminho para a SAUDABILIDADE. Caminho este que deve ser permeado, imprescindivelmente, pela plena consciência de que a emoção é real, mas não é a realidade.
Taí uma boa síntese da inteligência emocional, termo que lamentavelmente tem se tornado tão pueril.
A emoção associada à BOA educação; ou seja, a inteligência emocional, não pode ser algo tão periférico na totalidade do nosso EU, uma vez que esse alinhamento é essencial para a construção da nossa saúde. Gerenciar se estamos ou não confortáveis naquela tal emoção é escolha pessoal e, determinante à vitalidade positiva.
Diante de qualquer que seja o desconforto em determinada emoção, é “querer” de cada um, nunca mais voltar nela ou construir por lá uma ambiência que por vezes passe a ser aconchegante, confortável…
Fácil? Nunca!
AVANTE 🙂
Vale lembrar que esse “querer” é completamente influenciado pelas práticas contemplativas de boa leitura, meditação, terapia, apreciação das mais diversas expressões de arte, bem como o manejo adequado do stress e, ainda, pelo MINDSET {a forma como cada um percebe e encara a vida}